Lodder

“Caríssimos irmãos e irmãs, recordamos hoje piedosamente a véspera da Paixão do Senhor. Recordamos o dia sagrado em que ele quis tomar uma refeição com seus discípulos e, em sua bondade, aceitou padecer tudo o que fora escrito e predito em relação a seus sofrimentos e sua morte a fim de nos libertar. Devemos, pois, celebrar dignamente tão grandes mistérios de modo que, por nossa participação voluntária a sua Paixão, mereçamos ter parte em sua ressurreição.”

(Dos Sermões atribuídos a Santo Agostinho, bispo – Sermo Mai 143,1-3: PLS 2,1238-1239)

Na cerimônia do Mandatum, logo após o Ofício de Sexta, nossa Madre Abadessa lavou os pés de 12 irmãs designadas anteriormente. Em seguida, antes da refeição, Madre Martha Lúcia serviu pão e vinho a cada uma das irmãs. Rememoramos assim a última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

A Celebração Eucarística da Ceia do Senhor, presidida por D.Abade Isidoro Oliveira Preto, e concelebrada por Pe.Fábio Siqueira, sacerdote da Arquidiocese do Rio de Janeiro, às 17h, iniciou o Tríduo Pascal em nosso mosteiro. D.Isidoro destacou em sua homilia que “Cristo nos deixou seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e vinho como nosso alimento para que unidos a Ele possamos caminhar em uma vida nova, à luz do Senhor”. E acrescentou: “Devemos atuar como verdadeiros cristãos, vivendo como Cristo viveu”.

Ao final, houve a trasladação do Santíssimo Sacramento, quando acompanhamos em procissão, com as velas acesas, Jesus Eucarístico, colocado no tabernáculo. As irmãs e alguns hóspedes permaneceram em adoração ao Santíssimo Sacramento. Acompanhe: http://www.mnspaz.com/wp-content/uploads/2025/04/Trasladacao-do-SSmo-Sacramento.mp4

Fotos e vídeo: John(zinho) Sieh e Mosteiro Nossa Senhora da Paz