Lodder

No dia 31, ao final das 1as. Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, entoamos o Te Deum em ação de graças pelo ano que passou. Em 1º de janeiro, 56º Dia Mundial da Paz celebramos a Festa Patronal do Mosteiro, consagrado à Nossa Senhora da Paz. A Missa Conventual foi celebrada às 8h30, presidida por D.Isidoro Oliveira Preto,OSB, abade emérito do Mosteiro de São Bento em São Paulo.

“Foi o Papa Paulo VI que transferiu para o dia 1 de Janeiro a festa da Divina Maternidade de Maria, que outrora se celebrava a 11 de Outubro. De facto, antes da reforma litúrgica feita depois do Concílio Vaticano II, no primeiro dia do ano celebrava-se a memória da circuncisão de Jesus no oitavo dia do seu nascimento como sinal da submissão à lei, à sua inserção oficial no povo eleito e no domingo seguinte celebrava-se a festa do nome de Jesus. Entreveem-se alguns vestígios destas celebrações na página evangélica que há pouco foi proclamada, na qual São Lucas narra que oito dias depois do nascimento o Menino foi circuncidado e foi-lhe dado o nome de Jesus, “indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno” (Lc 2, 21). Por conseguinte, a de hoje, além de ser uma festa mariana muito significativa, conserva também um conteúdo fortemente cristológico, porque, poderíamos afirmar, antes de dizer respeito à Mãe, refere-se precisamente ao Filho, Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.” (Papa Bento XVI. Homilia em 1º de janeiro de 2008) https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080101_world-day-peace.html

Afresco de Nossa Senhora da Paz:
obra de Cláudio Pastro

Por quê nossas fundadoras escolheram Nossa Senhora da Paz?
Escolhendo a Mãe de Jesus como patrona, as monjas querem venerá-la como a Senhora da Paz, lembradas de que Seu filho, o Cristo, é a nossa Paz (Ef 2,14) e que a Paz é também a divisa da Ordem de São Bento.

A paz é, assim, um carisma do nosso mosteiro, que quer ser uma Casa de Paz para todos os que dele se aproximam.
O lema do Mosteiro é In Viam Pacis

No caminho da Paz…


Pedimos ao “Senhor que te conceda a paz” (Nm 6,26), às vossas famílias, ao mundo inteiro por intercessão de Nossa Senhora da Paz!

Irmãos, irmãs, para acolher Deus e a sua paz, não se pode ficar comodamente parado à espera que as coisas melhorem. É preciso levantar-se, aproveitar as oportunidades da graça, ir, arriscar. É preciso arriscar. Hoje, no início do ano, em vez de ficarmos a pensar e esperar que as coisas mudem, será bom interrogar-nos: «Eu, neste ano, aonde quero ir? A quem vou fazer bem?» Muitos, na Igreja e na sociedade, esperam o bem que tu, e só tu, podes proporcionar, o teu serviço.”

(Papa Francisco, Homilia Santa Missa na Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e 56º Dia Mundial da Paz, 01/01/2023) https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20221208-messaggio-56giornatamondiale-pace2023.html