Lodder

Na Sexta-Feira Santa, tivemos a celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, dividida em três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.

A solene ação litúrgica começou com a oração silenciosa de joelhos, relembrando que Cristo é o nosso Rei. Após a proclamação das duas leituras, salmo de meditação, Evangelho da Paixão Segundo João e a Oração Universal, seguiu-se a Adoração da Cruz. A adoração não se dirige à Cruz (objeto), mas à pessoa de Cristo, salvador do mundo. O crucifixo facilita a lembrança de Jesus e as circunstâncias de nossa redenção. A imagem é como que um sacramental da presença que é invisível, à semelhança dos “ícones” da igreja oriental.

Jesus celebrou sua páscoa, “passando através de uma morte dolorosa e humilhante, para chegar à ressurreição gloriosa, honrando sua cruz, adoramos e agradecemos a Jesus por seu amor. (Missal Dominical).

Acompanhe alguns momentos da Adoração da Cruz:

http://www.mnspaz.com/wp-content/uploads/2025/04/Adoracao-da-Cruz.mp4

Como hoje não é renovado no altar o sacrifício da cruz, faz-se a comunhão com o pão eucarístico consagrado na véspera. A comunhão nos coloca em contato com a presença do Cristo, vivo e glorioso.

Que a vossa bênção. ó Deus, desça copiosa sobre o vosso povo, que acaba de celebrar a morte de vosso Filho, na esperança da sua ressurreição. Venha o vosso perdão, seja dado o vosso consolo; cresça a fé verdadeira e a redenção se confirme. (Oração Final )

Crédito fotos: John(zinho) Sieh