Lodder

A chuva que não parava de cair desde à tarde começou a se dissipar por volta das 10 da noite, quando então foi acendida a fogueira na Noite Santa!

Às 22h30, o solene início da Vigília Pascal com a Celebração da Luz. Monjas e fiéis reuniram-se junto ao fogo aceso e o celebrante D.Abade Isidoro Oliveira Preto, OSB convidou os presentes a unirem-se a toda Igreja em vigília e oração.

Após a Benção do Fogo Novo, a preparação do Círio Pascal que neste ano traz impresso o Cordeiro. Logo em seguida, a procissão pelo caminho ainda molhado pela chuva. “Eis a luz de Cristo! Demos graças a Deus!”. Acende-se no círio sucessivamente a vela do celebrante, dos acólitos, da comunidade e dos fiéis. A igreja é progressivamente iluminada. As trevas são vencidas pela luz!

Ao acender todas as luzes da igreja, tem início a Proclamação da Páscoa – o canto do Exultet –, por Madre Martha Lúcia,OSB. Segue-se a Liturgia da Palavra e após 7 leituras do Antigo Testamento, irrompe o Glória ao som do repique dos sinos… Após a leitura da Carta aos Romanos, o Evangelho de Mateus 28,1-10 é proclamado. Benção da água e Renovação das promessas do Batismo são momentos fortes da celebração quando fazemos memória de que pelo mistério pascal fomos no Batismo sepultados com Cristo para vivermos com ele uma vida nova!

Na manhã de Páscoa ressoa em toda a Igreja o anúncio pascal: Cristo ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

E a comunidade e os fiéis reúne-se mais uma vez para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte na igreja abacial do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, dedicada ao CRISTO RESSUSCITADO!

Crédito fotos: Ivo Ribeiro e Marcos Saber