Lodder

O altar totalmente despojado. Inicia-se a celebração da Paixão do Senhor, na tarde desta sexta-feira, às 15h. Três partes compõem a celebração: liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. A leitura da Paixão segundo o Evangelho de João constitui o ápice da ccelebração, quando revivemos a morte do Senhor. A Liturgia da Palavra é encerrada com a Oração Universal.

A Solene Adoração da Santa Cruz pela comunidade e fieis, começando pelo celebrante cantando “Eis o lenho da cruz, ao qual todos respondem “Vinde, adoremos!”. Em procissão, aproximam-se, exprimindo sua reverência pela genuflexão e beijando a cruz.

A celebração termina com a Sagrada Comunhão. O celebrante traz o Santíssimo da capela onde fora depositado na Quinta-Feira Santa.

Hoje não há oferendas a apresentar ao Pai; não é renovado no altar o sacrifício da cruz, mas se faz a comunhão com o pão eucarístico consagrado na véspera. Comungamos com Jesus, nosso Cordeiro. Ele se sacrificou voluntariamente para libertar-nos do pecado; neste convite pascal nos dá força para passarmos da morte do pecado à alegria da Ressurreição.

(Do Comentário do Missal Romano)

Crédito fotos: Ivo Ribeiro