Lodder

“Coragem, pois, corramos junto com aquele que se apressa para a paixão e imitemos os que foram ao seu encontro. Não para estendermos à sua frente no caminho ramos de oliveira, tapetes e outros ornamentos ou ainda folhas de palmeira, mas para nós mesmos nos prostrarmos, o quanto pudermos, com humildade e reta intenção, a fim de recebermos o Verbo de Deus que se aproxima e acolhermos a Deus, que nenhum lugar pode conter. Prostremo-nos assim diante de Cristo, em lugar de estendermos túnicas ou ramos inanimados e folhagens que perdem, com a seiva o seu verdor e alegram o olhar apenas algumas horas. Nós mesmos, revestidos de sua graça, ou melhor, de todo ele, pois “todos vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”, prostremo-nos a seus pés como túnicas estendidas.”

(Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo. Oratio 9 in Ramos palmarum: PG 97,990-994)

“O sentido de nossa vida é seguir Jesus. Assim, o sentido da Procissão que acabamos de realizar é seguir Jesus. O sentido da vida de todo cristão é conhecer, seguir, amar e viver como o Cristo viveu.” Com estas palavras em sua homilia, D.Abade Isidoro de Oliveira Preto,OSB iniciou a Semana Santa no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, com a celebração eucarística às 8h30.

Após a bênção dos Ramos pelo celebrante, toda a comunidade reunida tendo em suas mãos os ramos saiu pela porta de clausura e unindo-se aos fiéis seguiram em procissão até à igreja, revivendo a entrada de Jesus em Jerusalém. O momento alto da celebração foi a proclamação da Paixão de Nosso Jesus Cristo segundo a narrativa do evangelista Mateus neste ano.

Vivamos intensamente os mistérios de Cristo nesta Semana Santa. Mostrai-nos os caminhos de vosso Reino aos que em vós creem, em vós esperam e vos amam!

Crédito fotos: Noraly e Luciano Segundo