Há 50 anos nossas irmãs fundadoras presenciavam o lançamento da pedra fundamental do Mosteiro Nossa Senhora da Paz em 24 de março de 1973. Hoje, contemplam da eternidade e nós vemos as sementes lançadas dar seus frutos! As pedras aqui lançadas tornaram-se pedras vivas e a profissão solene e consagração virginal de nossa querida Ir.Rosa vem confirmar o itinerário material e espiritual desta “escola do serviço do Senhor” chamado “Mosteiro Nossa Senhora da Paz”.
Durante este Santo Tempo da Quaresma, o roxo deu lugar ao branco na liturgia desta Solenidade da Anunciação do Senhor. Neste sábado, 25 de março, às 3 horas da tarde, Ir.Rosa,OSB fez sua Profissão Monástica Solene e recebeu a Consagração das Virgens, na Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Campo Limpo, D.Valdir José de Castro,ssp e concelebrada por monges e sacerdotes amigos do mosteiro, entre eles o Abade da Abadia São Geraldo, Morumbi, D.Cristiano de Oliveira Carvalho,osb e os abades eméritos D.Isidoro de Oliveira Preto,OSB, do Mosteiro de São Bento em São Paulo, e D.Paulo de Souza Silva,OSB, da Abadia de São Geraldo.
Após sete anos de formação, ela foi recebida pela comunidade para consagrar-se definitivamente a Deus na vida monástica. Natural de San Alberto, Alto Paraná, Paraguai, Ir.Rosa entrou no mosteiro em 30 de janeiro de 2016. Em 2017, foi recebida como noviça; após dois anos, fez sua profissão monástica simples.
Monges do Mosteiro São João Gualberto, em Pirituba, Abadia São Geraldo, do Morumbi e Eremiterio San Juan Bautista, do Paraguai, membros de Congregações Religiosas masculinas e femininas, oblatos, familiares e amigos estiveram presentes na celebração, em que ela prometeu solenemente diante de toda a assembleia reunida por toda a vida, estabilidade, conversão dos costumes e obediência, em nosso Mosteiro, segundo a Regra de São Bento e as Constituições aprovadas pela Santa Sé, nas mãos de nossa Abadessa Madre Martha Lúcia,OSB.
As imagens retratam a beleza da liturgia e do rito de consagração. Nossa ação de graças por mais esta nossa irmã que se consagra definitivamente ao Senhor na vida monástica pela graça e dom do Senhor! Como afirmou D.Valdir em sua homilia, “o seu sim reflete o sim de Maria na Anunciação – Eis aqui a serva do Senhor! – Um sim que gera!”
Assim como o sim de nossas fundadoras em sua entrega à vida monástica e sua nova entrega à nossa fundação há 50 anos!
U.I.O.G.D. – Ut in omnibus glorificetur Deus! – Para que em tudo seja Deus glorificado!
Crédito fotos: Renato Ramalho