A Comunidade Santa Escolástica, no Jardim Santa Adélia, próximo ao nosso Mosteiro, realiza de 7 a 9 de fevereiro, o tríduo em preparação para sua festa patronal neste dia 10 de fevereiro, Solenidade de Santa Escolástica, com celebrações da Palavra nos dias 07 e 09, e a Celebração Eucarística no dia 08, presidida por Pe. Élcio Barros, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Embu das Artes.
Fiéis leigos e leigas, especialmente as crianças, participaram animadamente das celebrações. Dentre elas, nove crianças se preparam para receber a Primeira Eucaristia no dia 10, encerrando as festividades da Padroeira. Neste dia, a missa em ação de graças acontece às 20h, presidida por Pe.Fabiano de Araújo Benevides, pároco da Paróquia Santo Expedito, no Jardim Montesano, em Itapecerica da Serra, a qual pertence a comunidade.
No último sábado, 04 de fevereiro, elas participaram com seus catequistas e pais de uma manhã de retiro no mosteiro e realizaram sua primeira confissão. Após encontro com uma das monjas, em que partilharam suas experiências de convívio na comunidade, acompanharam explicações sobre a vida monástica, a fundação do mosteiro e o artista sacro Cláudio Pastro. O encontro terminou com uma confraternização entre eles.
A Comunidade Santa Escolástica foi criada há cerca de 20 anos pelo então Bispo Diocesano D.Emílio Pignoli, com um grupo de leigos acompanhados pela monja Ir.Gertrudes Arvelos,osb, que se reuniam na Casa de Nazaré, conhecido como Grupo da Transfiguração. Da ligação com o mosteiro, surge a dedicação da comunidade à monja e irmã gêmea de São Bento, Santa Escolástica.